Psiquiatria

32fd93f6-a0fc-4cab-b349-ba3c91f58db0.jpg

A psiquiatria é uma especialidade médica.

 

O psiquiatra faz o curso de medicina, que tem duração de seis anos onde estuda todas as áreas da medicina, e, então após a graduação médica ele escolhe por uma especialidade, faz uma prova para cursar uma especialidade, em geral pelo período de mais três anos.

 

O psiquiatra geral possui, desta forma, um período mínimo de nove anos de formação após o ensino médio. Após ser especialista, ele pode escolher por mais uma especialidade na área de psiquiatria, fazendo uma nova formação que dura no mínimo mais um ano. Então ele pode ser um psiquiatra da Infância e Adolescência, Psiquiatra Forense, entre outros, além de psiquiatra geral.

 

Um segundo percurso que o psiquiatra geral pode fazer é o de preparar-se para ser psicoterapeuta, neste caso, ele fará uma formação específica na área de psicoterapia que pretende atuar. O terceiro caminho é a formação acadêmica, com mestrado e doutorado (em geral para psiquiatras que também pretendem lecionar em faculdades).

A psiquiatria, por ser uma especialidade médica, trabalha com a presença de um diagnóstico de vários problemas, que são chamados transtornos, entre eles, citamos, os Transtornos de Ansiedade, Transtornos do Humor (Depressões Unipolares e Transtornos Bipolares), Transtornos relacionados ao Uso de Substâncias (Alcoolismo e uso de drogas) entre vários outros. Após o diagnóstico correto a pessoa é direcionada para uma conduta segundo os dados atuais da literatura médica para o tratamento mais adequado.

No nosso serviço de Psiquiatria e Psicologia da Clínica Mourão, pensamos que é interessante que o paciente faça inicialmente uma avaliação psiquiátrica, antes de ser direcionado para um tratamento de psicoterapia com um psicólogo, mesmo que ele não continue a ser acompanhado por psiquiatra caso não haja necessidade clínica.