Psicologia

A Psicologia é uma profissão na qual após o ensino médio a pessoa faz o vestibular e cursa uma faculdade de psicologia com o período de duração de cinco anos. Neste período, ele estudará vários aspectos da mente humana desde mecanismos sobre funcionamento da mente a conteúdos de biologia que tendem a explicar como os comportamentos humanos se originam.

 

 

Após cinco anos ele se gradua na área de psicologia e possui um leque amplo de caminhos que podem ser cursados em pós-graduações e/ou especializações. O Serviço de Psicologia da Clínica Mourão trabalha em conjunto com o Serviço de Psiquiatria dessa Clinica, os casos são acompanhados e discutidos (quando necessário, respeitando as questões éticas de sigilo) em reuniões clinicas que acontecem todas as semanas desde o início dos trabalhos da psiquiatria em 1984 até o presente momento.

Idealmente, após uma primeira consulta com o médico psiquiatra, a pessoa é direcionada para um tratamento psicológico mais adequado com a sua necessidade de ajuda individualizada. Possuímos o atendimento em psicologia clínica com profissionais com ênfase em duas vertentes principais que são a Psicanálise e a Psicoterapia Cognitivo Comportamental, entre outras.

 

A indicação do tipo de psicoterapia relaciona-se com a problemática do paciente. Pesquisa recente, divulgada pela Associação Psiquiátrica Americana (APA) mostrou que o fator mais importante para o bom curso de uma psicoterapia encontra-se relacionado à boa formação do profissional da psicologia somado com uma supervisão por pares mais experientes.